FAQs

Importante: Agradece-se que, antes de colocar qualquer dúvida por email ao congresso, leia atentamente as FAQs. As dúvidas colocadas por email terão como resposta uma recomendação da leitura dos elementos informativos que passam a apresentar-se ou venham a ser acrescentados aos seguintes.

1. Quais as modalidades de propostas ao CIEAE?

Simpósios: propostas de comunicação sobre investigação em torno de um tema (indicar o nome), com indicação do coordenador. Um simpósio pressupõe 4-5 comunicações, cabendo ao coordenador a sua organização.

Comunicações: propostas de comunicação sobre investigação em fase adiantada de desenvolvimento, a apresentar oralmente integradas em mesas formadas pela Comissão Organizadora.

Posters: propostas de comunicação sobre investigação, a apresentar visualmente.

Outra modalidade: Relato de uma atuação pedagógica acerca do envolvimento na escola. O Resumo pode ter entre 20 a 100 palavras, com indicação do Título.

2. Qual a língua oficial do evento?

A língua oficia do evento é o Português, sendo também aceites propostas de participação em Inglês e Espanhol

3. O que inclui a inscrição?

A inscrição inclui: acesso ao congresso, ligação Wifi, coffee breaks, a possibilidade de que a comunicação conste no Livro de Atas, no E-book ou na Revista Psicologia em Pesquisa (caso a versão completa seja aceite pela Comissão Científica), certificado de participação/comunicação.

Numa apologia do “Movimento Anti Pegada Ecológica” (MAPEC), decidiu-se pela prevenção de consumíveis não essenciais, como: Lona (baner), saco de congresso e, ainda, a produção em suporte papel de brochura, livro de resumos, programa e certificados. O acesso gratuito através do WIFI do IE ao site do IIICEAE permite, com vantagens múltiplas, conhecer de imediato os referidos elementos. Os certificados serão enviados posteriormente em formato pdf, com o nome de todos os co-autores.

4. Como fazer o pagamento?

Os dados para pagamento encontram-se no site do evento, devendo consultar o separador “Inscrições”.

5. Quantos autores podem estar inscritos?

Pelo menos um dos autores do trabalho a submeter deverá estar inscrito no congresso. Apenas o autor inscrito tem direito a certificado, que será enviado posteriormente em formato pdf.

6. Quando é que um participante é considerado inscrito no CIEAE?

A inscrição só é considerada válida após o preenchimento dos dados solicitados no site do congresso, quando efetuar o pagamento, enviando comprovativo do mesmo, e receber e-mail de confirmação da inscrição.

7. Quem pode apresentar os trabalhos aceites?

Apenas autores inscritos (com pagamento efetuado) podem fazer a apresentação do trabalho. Quando a pessoa inscrita não poder estar presente (por razões imprevistas), pode ser uma outra pessoa a fazer a apresentação; neste caso, o certificado de apresentação referirá que foi apresentada a comunicação, com o título e o nome de todos os coautores.

8. Existe um limite de trabalhos a apresentar?

Sim, cada autor inscrito poderá apresentar, no máximo, dois trabalhos, devendo um deles ser obrigatoriamente em formato poster, podendo ser mencionado noutros trabalhos como coautor.

9. Quantas e que tipo de propostas podem ser feitas na modalidade simpósio?

Podem ser propostos quatro a cinco trabalhos que se enquadrem num tema comum, sejam projetos ou produtos.

10. A participação no congresso confere certificado?

Sim, todos os participantes inscritos – e presentes no congresso – terão direito a certificado de participação/comunicação, que será enviado posteriormente em formato pdf.

11. Qual o valor a pagar pela inscrição quando o autor é estudante?

O valor a pagar no ato de inscrição é idêntico para qualquer tipo de autor ou congressista, seja profissional ou estudante. O preço varia apenas em função da data em que a inscrição é realizada: de 8 de abril a 15 de maio | Custo: 230€; de 16 a 31 de maio | Custo: 280€

12. Existe a possibilidade de inscrição apenas para assistir ao evento, sem apresentação de trabalho?

Sim. Basta preencher a ficha de inscrição disponível no site do congresso, e efetuar o respetivo pagamento, idêntico ao dos restantes congressistas.

13. Os membros das Comissões do Congresso (Organizadora, Científica, Colaboradora) pagam inscrição?

Sim, a não ser quando organizam um simpósio ou quando realizam um trabalho concreto significativo nas atividades do Congresso.

14. Os membros da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) ou do Instituto de Educação (IE) pagam inscrição?

Não. A inscrição deve ser solicitada à Comissão Organizadora, pelo e-mail do congresso, no prazo definido, podendo cada autor apresentar, no máximo, dois trabalhos, devendo um deles ser obrigatoriamente em formato poster, podendo ser mencionado noutros trabalhos como coautor.

15. A inscrição pode, excecionalmente, ser feita aquando da chegada ao congresso? Qual o valor a pagar neste caso?

Sim, mas ocorrerá o seguinte: (1) o valor a pagar passará a ser 350 euros; (2) o Resumo proposto e o dia da apresentação da comunicação só passarão a constar do programa do congresso depois do pagamento confirmado.

16. Como devo proceder para solicitar a emissão de recibo em nome de uma entidade ou instituição?

No caso de o recibo ser emitido em nome de uma entidade (por exemplo, Universidade, Centro de Investigação) ou pessoa diferente da que efetuou o pagamento, tem de se assinalar nos dados de emissão do recibo Outro e preencher todos os elementos indicados.

17. É possível apresentar uma comunicação no congresso, sem ter de a publicar aí mesmo?

Sim. Uma comunicação apresentada no congresso pode ser submetida para publicação onde o autor entenda.

18. Existe possibilidade de alojamento na universidade durante o congresso? 

Não. Mas há hotéis próximos do congresso, com descontos para os congressistas, visíveis em Alojamento.

19. Como propor um simpósio?

Na proposta de simpósio, o organizador deve colocar num único ficheiro todos os Resumos das comunicações e um breve Resumo acerca do simpósio no seu todo, a que deve dar um título, bem como o seu e-mail. Para isso, pode usar o Template do Abstract e incluir aí o conjunto, o número total dos Resumos das comunicações do simpósio (4-5), com títulos, autores e respetivos emails. A apresentação do simpósio só poderá ocorrer depois da inscrição dos proponentes das comunicações nele incluídas, conforme normas do congresso.

20. Num simpósio é necessário que todos os autores estejam presentes?

Não. Tem que estar presente pelo menos uma pessoa por cada uma das comunicações do simpósio, para além do próprio proponente / coordenador do simpósio.

21. O certificado contém apenas o nome da pessoa que está inscrita ou aparecem todos os coautores da comunicação?

Apenas o autor inscrito que apresenta a comunicação tem certificado de apresentação de comunicação; no entanto, este certificado conterá o nome de todos os coautores da comunicação apresentada.