Conferencistas Convidados

Sessões Plenárias

 

Jesús Alonso Tapia (Espanha, Univ. Autónoma de Madrid)

Jesús Alonso-Tapia is a full-time Professor in Psychological and Educational Assessment at the Universidad Autónoma de Madrid. Specialized in Motivation, self-regulation, resilience and learning assessment, he received the First National Price of Education in 1997. He has written more than 100 publications in national and international journals, and has published more than twenty books.

João Pedro da Ponte (Portugal, Universidade de Lisboa)

João Pedro da Ponte é Diretor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Dirigiu projetos de investigação em Didática da Matemática, Formação de Professores e TIC, bem como numerosas teses de mestrado e doutoramento. Coordenou o relatório nacional sobre o processo de Bolonha na formação de professores e a elaboração do Programa de Matemática do Ensino Básico de 2007.

Luísa Faria (Portugal, Universidade do Porto)

Luísa Faria é Professora Associada com Agregação e Diretora do Mestrado Integrado em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, lecionando, investigando e publicando, desde 1985, nas áreas da Psicologia Diferencial da Inteligência e da Motivação, tendo orientado teses de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento nessas áreas.

Sérgio Niza (Portugal, Movimento da Escola Moderna)

Sérgio Niza foi professor no Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa e Diretor do Centro de Formação de Professores do Movimento da Escola Moderna. Parte substancial das suas publicações foi reunida por A. Nóvoa, F. Marcelino e J. Ramos do Ó, em Sérgio Niza: escritos sobre educação (2015), 2ªed, Tinta-da-China.

Shui-Fong Lam (China, University of Hong Kong)

Shui-fong Lam is an Associate Professor in the Department of Psychology at the University of Hong Kong. She was the recipient of the Outstanding Teaching Award from the University of Hong Kong in 2012 and the Outstanding International Scholar from the International School Psychology Association in 2015. Her research interests lie in achievement motivation, parenting, instructional strategies, and positive psychology.