Submissão de propostas

A Comissão organizadora do CIEAE2016 convida a comunidade a submeter propostas ao II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação,  a realizar em Lisboa, nas instalações do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 11, 12  e 13 de julho de 2016.

Os autores poderão submeter propostas de apresentação de trabalhos que se enquadrem nos objetivos e nas temáticas do Congresso, nomeadamente artigos científicos originais abordando revisões do estado da arte e novas perspetivas de investigação,  trabalhos empíricos e/ou de avaliação.

Pelo menos um autor de cada proposta de trabalho a apresentar no CIEAE 2016 deverá inscrever-se como participante.

Normas para a submissão de trabalhos

Todos os artigos relativos a comunicação serão objecto de análise por dois elementos da Comissão Científica.

Todas as propostas de apresentação devem ser submetidas online no site do congresso.

No caso de serem aceites para apresentação, os autores deverão enviar a versão final do texto para publicação (integrando as recomendações consideradas pela Comissão Científica do Congresso).

Os textos das comunicações, posters ou simpósios devem ser originais e não devem estar sob revisão para nenhuma outra conferência ou publicação nacional ou internacional.

Os textos devem seguir as normas de formatação do GUIA DE ESTILO, e ser submetidos em ficheiro editável (.doc; .docx): 

ABSTRACT

TEXTO FINAL

Os textos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês.

As propostas de comunicações, posters ou simpósios devem ser enviadas até 31 de março de 2016, através da plataforma de submissões online. Os trabalhos finais devem ser enviados da mesma forma, até 15 de setembro de 2016. Para tal, clique em Aqui para acesso como autor e selecione a opção nova submissão, preencha o formulário e anexe o ficheiro do artigo final.


Publicação em Atas

As Atas do Congresso serão disponibilizadas no site do Congresso, uma vez terminada a sua elaboração. Delas constarão as comunicações apresentadas no evento, que venham a ser aceites.

 

Publicação em E-Book

Os artigos de maior qualidade, aceites pela Comissão Científica, serão publicados sob a forma de E-book, desde que pelo menos um dos autores se tenha inscrito no congresso, o artigo respeite o formato definido, e não exceda o número máximo de páginas previsto.

Tipos de trabalhos a submeter

As formas de participação no Congresso poderão ser Comunicação, Poster ou Simpósio. Poderão ser utilizadas as línguas Portuguesa, Inglesa ou Espanhola.

 

Simpósio:

A organização de um simpósio implica um painel de apresentadores que debatem um tema. Tem a duração de 60 a 90 minutos e conta com 4 a 5 participantes, incluindo o coordenador. Este formato requer o envio de um documento com a descrição resumida da temática e resumos dos trabalhos a apresentar (cada resumo deve conter até 300 palavras, e entre três e cinco palavras-chave. Deve ser redigido na língua do trabalho, e caso o texto esteja em Português ou Espanhol, é requerido também resumo em Inglês).

Comunicação:

Apresentação oral de trabalhos de investigação e desenvolvimento, concluídos ou consolidados, numa das temáticas do Congresso. Serão disponibilizados computador e projetor multimédia.

Os resumos a enviar deverão ter entre 150 e 350 palavras, e entre 3 e 5 palavras-chave. O estudo científico a apresentar deverá seguir a seguinte lógica: Quadro Conceptual, Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusões, Referências Bibliográficas, tendo em conta as Normas de Formatação disponibilizadas.

A apresentação terá 15 minutos de duração (10 minutos para exposição e 5 minutos de discussão), e estará integrada em sessões de 90 minutos.

Os artigos completos terão um limite máximo de 10 páginas, incluindo referências bibliográficas, e devem respeitar o Guia de Estilo disponibilizado para o efeito.

Poster:

Apresentação de trabalhos de qualquer natureza num formato de poster num espaço informal e em sessões próprias. Os resumos a enviar deverão ter entre 150 e 350 palavras, e entre 3 e 5 palavras-chave. O estudo a apresentar deverá conter o seguinte: Quadro Conceptual, Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusões, e Referências Bibliográficas, seguindo as Normas de Formatação. O Poster deverá ser de orientação vertical, ser constituído por folha única e ter uma dimensão de 90 cm (largura) por 120 cm (altura).

Outra modalidade:

 Relato de uma atuação pedagógica de envolvimento na escola. O Resumo pode ter entre 20 a 100 palavras, com indicação do Título.