Oradores

Sessões Plenárias

James Appleton
James J. Appleton (USA, University of Georgia)

James Appleton, Doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de Minnesota (EUA), é Professor na Universidade da Georgia e as suas publicações estão centradas na área de envolvimento dos alunos na escola. Coordena o Gabinete de Investigação e Avaliação de Escolas em Gwinnett County, Georgia, com uma população de cerca de 165 mil alunos.

Robert Burden
Robert Burden (UK, University of Exeter)

Robert Burden é Professor na Universidade de Exeter e ao longo da sua carreira tem vindo a desenvolver  um vasto trabalho de investigação na área da aplicação da Psicologia da Educação. Possui inúmeras publicações científicas, e esteve ligado à edição da prestigiada revista School Psychology International.

Shane Jimerson
Shane R. Jimerson (USA, University of California)

Shane R. Jimerson, PhD, é Professor nas áreas de Aconselhamento, Clínica e Psicologia Escolar, bem como de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, na Universidade da Califórnia, Santa Barbara. Possui mais de 100 publicações científicas e tem vindo a fazer parte de inúmeros conselhos e comités, quer nos EUA quer a nível internacional.

 Mesas Redondas

Almerindo Afonso
Almerindo Afonso (Portugal, Chair of the Sciences of Education Portuguese Society)

Almerindo Afonso é presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e Professor na Universidade do Minho, tendo já exercido diversos cargos de gestão e coordenação científico-pedagógica. É autor de inúmeros trabalhos académicos e recebeu o “Prémio Rui Grácio de Ciências da Educação” em 1999.

Fernando Pinto do Amaral
Fernando Pinto do Amaral (Portugal, Coordinator of the National Reading Plan)

Fernando Pinto do Amaral é Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Comissário do Plano nacional de Leitura, e poeta com extensa obra e prémios vários. Tem feito parte de vários júris de prémios literários, tem comissariado inúmeros eventos dedicados à literatura e colaborado como crítico literário em diversas publicações, nacionais e internacionais.

Florencio Vicente
Florencio V. Castro (Spain, University of Extremadura)

Florencio V. Castro é Professor Catedrático de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidade Extremadura, e Presidente do INFAD (Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores). Mantém colaboração frequente com diversas Universidades Portuguesas.

 Gonzalo Musitu Ochoa
Gonzalo Musitu Ochoa (Spain, University of Pablo de Olavide)

Gonzalo Musitu Ochoa é Catedrático de Psicologia Social e da Família pela Universidade de Valência e docente na Universidade Pablo Olavide, tendo inúmeros artigos e livros publicados. Tem participado em júris de avaliação externa de diversas Universidades europeias, incluindo portuguesas.

José María Román
José-María Roman (Universidad de Vallalolid, Espanha)

José-María Roman é Catedrático em Psicologia Evolutiva e da Educação, docente na Universidade de Valladolid e autor de inúmeras publicações. Participou em diversos projetos de investigação em metodologias de ensino, estratégias de aprendizagem, educação familiar e sentido de humor na educação.

Justino Magalhães
Justino Magalhães (Portugal, Institute of Education of the University of Lisbon)

Justino Magalhães é Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e coordena a área de ensino e investigação de História e Psicologia da Educação, e o Doutoramento em História da Educação. É Historiador da Educação e autor de várias obras.